Conecte-se conosco

Política

Onyx afirma que a transformação do Estado o move a ser pré-candidato ao Piratini

Publicado

em

No dia 10 de março o deputado federal e então ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, se filiou ao Partido Liberal (PL), mesma sigla do presidente da República, Jair Bolsonaro. Onyx deixou o DEM, partido que se fundiu com o PSL para formar o União Brasil. Após trocar de sigla, aproveitando a janela partidária que perdurou até 1º de abril, Onyx deixou o ministério e assumiu a presidência estadual do PL.

Nesse contexto, também assumiu a pré-candidatura ao Governo do Estado, tendo como coordenador da campanha o deputado federal Giovani Cherini. Em entrevista à Rádio Caxias, Onyx disse que os dois mandatos como deputado estadual, o quinto mandato de deputado federal, a formulação do plano de governo presidencial e a atuação na equipe de transição de Bolsonaro lhe deram muita experiência no setor público.

Foto: Caroline Antunes/PR

Além disso, citou que comandou os ministérios da Casa Civil, da Cidadania (que teve orçamento de R$ 400 bilhões em 2020, criando o Auxílio Emergencial, hoje Auxílio Brasil) e por último do Trabalho e Previdência. Também foi ministro da Secretaria Geral da Presidência. O presidente do PL comentou ainda que participou da organização de um centro de governo nos padrões da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) na Casa Civil, bem como a reforma da Previdência.

Onyx Lorenzoni destacou que o conjunto de experiências favoreceu o amadurecimento que ele chama de “pós-doutorado no serviço público”. E isso o capacita a enfrentar o desafio de transformar o Rio Grande do Sul, com a responsabilidade, afirmou, que conseguiu transformar o Brasil.

No Estado, o PL está federado com o Republicanos, partido que anunciou como pré-candidato ao Senado o vice-presidente da República Hamilton Mourão. Sobre a competição por votos com outro apoiador de Bolsonaro, o senador e pré-candidato ao Palácio Piratini pelo PP Luis Carlos Heinze, Onyx complementou que seu projeto será diferenciado e quem fará a devida apreciação é o povo gaúcho.

Entrar no Grupo do WhatsApp

+ Acessadas da Semana