Conecte-se conosco

Notícias

Candidato a vice prefeito pelo município de Rio dos Índios influencia, de forma ilegal, atividades da Secretaria de Obras

O candidato, que está licenciado do cargo de secretário de saúde, coordena roteiro de máquinas da secretaria de obras do município; a suspeita é de que o candidato oferece serviços públicos, em troca de apoio político

Publicado

em

Um candidato a vice-prefeito pelo município de Rio dos Índios, no norte do estado, é suspeito de influenciar atividades inerentes à administração pública, a fim de obter vantagem política para as eleições municipais.
Uma denúncia anônima encaminhada à nossa redação, aponta um suposto crime de usurpação de função púbica e compra de votos, praticado pelo então pré-candidato a vice-prefeito.
O candidato apontado pela denúncia ocupou o cargo de secretário de saúde no município, e a época do fato estava afastado do cargo para fins de desincompatibilização eleitoral.
Cópias de mensagens veiculadas por meio de aplicativo de mensagens apontam o ex-secretário articulando roteiro de serviços que seriam prestados pela secretaria de obras do município. Nas mensagens o candidato promete o envio de uma máquina (draga) à possível eleitor.
As mensagens entre o eleitor e o candidato foram trocadas entre os dias 7 de agosto e 5 de setembro. Nesse período o então pré-candidato já estava afastado de suas atividades na prefeitura.
Em consulta realizada pela nossa redação, não foi constatada a existência de nenhuma escavadeira (draga) em nome do candidato, o que sugere que o mesmo estava oferecendo serviços de maquinário pertencente à administração pública.
A suspeita é de que o candidato tenha oferecido o serviço em troca de votos para as eleições municipais deste ano.
A interferência do candidato nas atividades inerentes à administração pública, pode configurar o delito de usurpação de função pública, tipificado no artigo 328 do Código Penal, além do crime de captação ilícita de sufrágio (compra de votos) disciplinado pela Lei das Eleições.
Confira o teor das mensagens enviadas pelo candidato:

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Entrar no Grupo do WhatsApp

+ Acessadas da Semana