Conecte-se conosco

Notícias

Como ficou a divisão dos partidos na Câmara e Senado

Publicado

em

A Câmara dos Deputados é composta por 513 deputados e, nesse ano, a renovação foi de 47%, representando 243 deputados eleitos pela primeira vez. Os partidos PT e PSL foram os que mais elegeram deputados federais para a Câmara para os próximos quatro anos. O MDB, que durante os últimos anos foi a maior bancada da Casa, perdeu espaço, enquanto o Partido Novo conquistou mais cadeiras.

A Câmara, que realizou a Sessão de posse na sexta-feira (1), passa também por uma divisão em três partes: o bloco de apoio ao governo, composto por 301 deputados; o bloco de oposição, integrado por 97 parlamentares e um terceiro bloco formado por 105 deputados. Dois partidos não integram nenhum bloco: o Novo, com oito deputados, e o PTC, com dois.

Quem são os deputados gaúchos

Os gaúchos serão representados por 31 deputados federais, sendo que o PT terá o maior número de representantes, com cinco deputados eleitos, seguido pelo PP, com quatro eleitos.

PT
Paulo Pimenta
Marcon
Henrique Fontana
Bohn Gass
Maria do Rosário

PSOL
Fernanda Melchionna

NOVO
Marcel Van Hattem

PR
Giovani Cherini

PP
Covatti Filho
Afonso Hamm
Pedro Westphalen
Jerônimo Georgen

MDB
Mário Biolchi
Alceu Moreira
Giovani Feltes
Osmar Terra

PSL
Bibo Nunes
Sanderson Federal
Nereu Crispin

PDT
Marlon Santos
Pompeo de Mattos
Afonso Motta

PTB
Maurício Dziedricki
Marcelo Moraes

PSB
Heitor Schuh
Liziane Bayer

PSD
Danrlei de Deus Goleiro

DEM
Onyx Lorenzoni

PSDB
Lucas Redecker
Daniel da TV

PRB
Carlos Gomes

Senado tem maior renovação desde a redemocratização

As bancadas no Senado são representadas por 21 partidos, sendo que a sigla que mais ganhou cadeiras foi o MDB, que, mesmo com perdas, totalizou sete senadores eleitos. Os partidos Solidariedade, PRP e PTC ficaram sem cadeiras. Os gaúchos são representados por três senadores: Lasier Martins (PSD), que segue no mandato iniciado em 2015 até 2023, Luiz Carlos Heinze (PP) e Paulo Paim (PT), presentes até 2027.

A renovação no Senado é a maior desde a redemocratização: dos 54 senadores que tomam posse, apenas oito foram reeleitos. Apesar da renovação, a participação feminina é menor do que a da última legislatura: são 12 mulheres para 69 homens. Confira a divisão no Senado por partido:

MDB – 12
PSDB – 9
PSD – 7
DEM – 6
PT – 6
PODE -5
PP – 5
REDE – 5
PDT – 4
PSL – 4
PTB – 3
PR – 2
PHS – 2
PPS – 2
PSB – 2
PRB – 1
PROS – 1
PRP – 1
PSC – 1
PTC – 1
SD – 1

Entrar no Grupo do WhatsApp

+ Acessadas da Semana