Conecte-se conosco

Segurança

DRACO elucida crimes bárbaros de Erechim

Publicado

em

Na tarde desta quarta-feira 13, a DRACO de Erechim apreendeu um adolescente de 15 anos, ele seria integrante de uma facção criminosa que está agindo e praticando bárbaros crimes na cidade de Erechim, em especial, tráfico de drogas e homicídios.

O primeiro assassinato investigado pela Polícia Civil, ocorreu no dia 26/11 de 2018, por volta das 02 horas da madrugada, na rua José Wilk, bairro Florestinha, em Erechim, quando JOSIMAR FERREIRA DE BAIRROS, foi morto a tiros, em via pública. A vítima, que era usuária de drogas, devia dinheiro para os traficantes e, supostamente, também teria praticado um furto dentro do bairro, ação que a facção havia proibido no bairro.

No dia 14/12, também do ano de 2018, o grupo criminoso assassinou a vítima LUÍS CARLOS GUEDES. O fato ocorreu por volta das 23h30min, na rua José Wilk, no bairro Florestinha, em Erechim. A vítima, que também era usuária de drogas, foi brutalmente morta com golpes pedras e pedaços de pau, atingindo, principalmente a cabeça, ficando praticamente desfigurada. O corpo da vítima foi encontrado pela Brigada Militar já preparado para ser transportado para ser ocultado.

No dia 11/01, do corrente ano, após investigações, a DRACO localizou o cadáver da vítima VANDERLEIA RODRIGUES, que estava desaparecida. O corpo estava dentro de uma pequena mala, escondida em um buraco, coberto por vegetação, em um terreno baldio, situado na rua Pernambuco, na cidade de Erechim. A investigação também apurou que a morte de Vanderleia ocorreu na rua José Wilk, em uma das casas usada no bairro Florestinha pelo crime organizado para a venda de drogas. A vítima foi morta a pauladas no local e depois seu corpo foi desovado no terreno baldio mencionado, localizado a poucos quilômetros da boca de fumo.

No dia 07/01, de 2019, a DRACO prendeu temporariamente o primeiro suspeito da prática desses crimes, GUILHERME MARTINS DOS SANTOS, vulgo ZIMER. As investigações prosseguiram e os demais participantes dos assassinatos foram identificados. A prisão temporária de ZIMER foi convertida em prisão preventiva em 31/01/2019, pela Primeira Vara Criminal da Comarca de Erechim. O adolescente apreendido estava em posse de um revólver calibre .32, com numeração raspada, e munições respectiva. Além disso, o adolescente apreendido é natural de Porto Alegre e residia até pouco tempo atrás na capital, vindo para o interior apenas com o fim de fortalecer e consolidar o seu domínio no tráfico de drogas em um bairro de Erechim.

De acordo com o delegado Gustavo Ceccon, Titular da DRACO de Erechim, os homicídios cometidos revelam a crueldade e a periculosidade dos bandidos integrantes da facção criminosa. O delegado salienta que é cada vez mais frequente adolescentes praticando atos infracionais violentos e cruéis e que a punição prevista atualmente pela nossa legislação é absolutamente insuficiente para reprimir com proporcionalidade a gravidade das condutas praticadas, mostrando-se imprescindível a redução da maioridade penal com o objetivo de, justamente, acabar com a sensação de impunidade que é a principal mola propulsora da criminalidade, especialmente da juvenil. Por fim, mais indivíduos podem ser presos pela participação nos crimes.

O adolescente apreendido por ordem da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Erechim, foi encaminhado ao CASE de Passo Fundo e o maior está recolhido no presídio estadual de Erechim, ambos à disposição da Justiça.

Entrar no Grupo do WhatsApp

+ Acessadas da Semana