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Motoristas serão monitorados em tempo real em rodovias do RS
A CCR ViaSul completou três anos de atuação no Rio Grande do Sul nesta terça-feira (15). Uma das exigências firmadas com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) é a instalação de câmeras nas quatro rodovias que a empresa administra no Estado. Esse compromisso deveria ser atendido até o mês de fevereiro de 2022. E foi atendido.
Desde a manhã desta terça-feira, 15/02, 319 câmeras começaram a monitorar as rodovias sob concessão da CCR ViaSul. A BR-386, por ser a rodovia com maior extensão que a concessionária é responsável – 265,8 quilômetros -, tem mais equipamentos: 213. É quase uma câmera por quilômetro.
Os 87,9 quilômetros da BR-101 tem 52 pontos de captação de imagem. A freeway, outras 42 câmeras. E a Rodovia do Parque (BR-448) tem 12 equipamentos.
As imagens são transmitidas para o Centro de Controle Operacional (CCO) da empresa. Elas serão usadas para dar mais agilidade no atendimento aos usuários. Também servirão para promover a segurança e contribuir com o melhor deslocamento do tráfego nas rodovias.
“Todos esses equipamentos apoiarão no monitoramento integral das rodovias, 24 horas por dia, todos os dias, por meio do Centro de Controle Operacional (CCO) da Concessionária. Entre as principais vantagens da utilização desse sistema, podemos destacar a agilidade no atendimento dos usuários, com um tempo de resposta quase que imediato das ocorrências”, destaca o gerente de atendimento da concessionária, Diogo Stiebler.
As câmeras são equipadas com um sistema conhecido como DAI (Detecção Automática de Incidentes), que permite que um alerta automático seja disparado toda vez que alguma anormalidade na rodovia é percebida. Um dos pontos fiscalizados, por exemplo, é onde foram registrados os ataques com pedras na freeway. O investimento feito é de aproximadamente R$ 15,5 milhões.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) também pode ter acesso, mas por enquanto apenas sob demanda. Ainda não há previsão de quando os usuários poderão visualizar as imagens. Essa possibilidade não foi incluída nas exigências estipuladas pela ANTT.
Fonte: GZH
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