Conecte-se conosco

Tempo

ALERTA URGENTE: Novo ciclone extratropical se formará no Rio Grande do Sul no feriado, alertam meteorologistas.

Publicado

em

Chuvas decorrentes de outro ciclone no início da semana deixaram mais de 20 mortos no Sul, e mais de 5 mil pessoas precisaram deixar suas casas.

O feriado do Sete de Setembro terá a passagem de um novo ciclone extratropical, semelhante ao que atuou no início da semana e deixou 21 mortos no Rio Grande do Sul e 1 em Santa Catarina.

Foto: Divulgação

Apesar da intensidade parecida, o segundo ciclone deverá se deslocar mais rapidamente até o oceano então as chuvas mais fortes se concentração da tarde de quinta (7) ao início da tarde de sexta .
Como ficará o tempo no feriado no Rio Grande do Sul?

— Outro ciclone se formará de quinta para sexta entre o Rio Grande do Sul e Uruguai. Na quinta já deve chover forte, além das rajadas de vento, na fronteira do estado com o Uruguai. E em seguida avança por todo o estado até ir para o oceano — explica Wanderson Luiz Silva, meteorologista da UFRJ.
O especialista diz que é comum, nessa época do ano, a ocorrência de dois ciclones extratropicais seguidos.
O que causa um ciclone extratropical?
— Nessa época de inverno e primavera a frequência é maior. Mas o El Niño também pode favorecer ainda mais. Os ciclones se formam basicamente por expressiva variação de temperatura na superfície, aí eles atuam no transporte de calor e de umidade entre diferentes regiões — complementa Silva.
A meteorologista do Inmet Andrea Ramos destacou que o deslocamento do novo ciclone deverá ser mais rápido até o oceano.

— Ele não vai ficar muito estacionado. O deslocamento começa quinta à tarde, do oeste ao leste do estado. As chuvas podem ultrapassar os 100 mm e há possibilidade de granizo — diz Ramos. — Na tarde de sexta já pode voltar a abrir o tempo no Rio Grande do Sul.
O que é um ciclone extratropical?

O ciclone extratropical é formado a partir do contraste de temperaturas nos oceanos. Ou seja, quando uma massa de ar frio se encontra com uma massa de ar quente forma-se uma área de baixa pressão atmosférica em que os ventos giram ao redor do centro, em formato de círculo. Quando mais baixa a pressão do ar em seu interior, mais forte são os ventos causados.

Entrar no Grupo do WhatsApp

+ Acessadas da Semana