Conecte-se conosco

Notícias

BM encontra plantação de maconha em ocupação do MST, em Passo Fundo, movimento nega responsabilidade

Publicado

em

No início da tarde desta terça-feira (12), policiais encontraram uma plantação de maconha em uma ocupação do MST. A Brigada Militar, por meio do 3° Batalhão de Polícia de Choque (3°BPChoque), em apoio ao 3° Regimento de Polícia Montada (3°RPMon), realizou uma operação na ocupação localizada na estrada que conduz a Santo Antão em Passo Fundo.

A intervenção ocorreu em resposta a relatos de uma briga pela liderança na ocupação, recebidos pela Sala de Operações 190. Guarnições do 3°RPMon foram imediatamente despachadas, com o apoio de duas equipes do 3°Batalhão de Polícia de Choque. Ao chegar no local, as equipes estabeleceram controle na área e deram início às diligências.

Foto: Rádio Uirapuru

Durante a operação, os policiais descobriram uma plantação de maconha na ocupação. Além disso, um indivíduo suspeito de envolvimento na briga foi abordado. Moradores informaram que ele portava uma arma de fogo, utilizada para ameaçar a população local. Consultas no sistema integrado das polícias revelaram que o mesmo já havia sido preso anteriormente por tráfico de drogas.

O objetivo da ação conjunta das forças de segurança foi não apenas controlar o conflito na ocupação do MST, mas também desmantelar atividades ilícitas, como a plantação de maconha, presentes na região.

Diante das informações, a guarnição do 3°BPChoque realizou uma busca no local, e próximo à residência, foram localizados 12 pés de maconha de grande porte. O indivíduo também informou aos policiais que a arma que utilizava era um simulacro, que foi apreendido. Vale destacar que o mesmo indivíduo já havia sido preso em uma ação da 2° Delegacia de Polícia no dia 29 de Novembro, acusado de tráfico de drogas. O homem de 21 anos foi detido e encaminhado para a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) para o registro da ocorrência.

Em resposta às alegações, o MST, por meio de uma nota enviada à Uirapuru, nega que o homem integre o Acampamento Terra e Vida, esclarecendo que os pés de maconha foram encontrados em seu barraco, fora do acampamento. Conforme uma coordenadora do acampamento, o indivíduo não fazia mais parte do acampamento devido a desentendimentos internos, uso de drogas e agressões contra companheiros.

A coordenadora relata que, pela manhã, o indivíduo chegou ao acampamento muito alterado, ameaçando com uma arma de fogo. Diante da situação, as mulheres tentaram contê-lo para evitar agressões, e a polícia foi acionada pela esposa do indivíduo. O MST destaca que o acampamento foi construído ao longo de muitos anos e possui uma produção orgânica de mandioca, batata doce e alfaces. A organização repudia a ação do indivíduo, esclarecendo que ela não tem relação com as famílias do acampamento. O MST também afirma que as informações divulgadas pela imprensa local são falsas e visam atacar o Acampamento Terra e Vida, onde as famílias aguardam há muitos anos por um pedaço de terra. A nota é assinada pela Direção estadual do MST em 12 de dezembro de 2023.

Fonte: Rádio Uirapuru

Entrar no Grupo do WhatsApp

+ Acessadas da Semana