Conecte-se conosco

Esportes

Juventude tem novo “jogo da vida” contra o Guarani para voltar à Série A após 13 anos

Publicado

em

Hoje, as equipes vivem momentos opostos, já que o Bugre não luta por mais nada na competição. O Ju é quarto colocado com 58 pontos. Atrás estão o CSA, com 57, e o Avaí, com 55. Logo, o time gaúcho confirma o acesso com mais três pontos.

Pode até empatar, desde que o CSA tropece contra o Naútico. Se perder, precisa que o CSA perca ou empate. Neste caso, o Avaí não pode vencer o América-MG.

Cenários para o acesso
Vitória sobre o Guarani: Juventude sobe para a Série A
Empate com o Guarani: CSA não pode vencer o Náutico
Derrota para o Guarani: nem CSA nem Avaí podem vencer

O cenário está longe de ser confortável para o Papo. Aliás, a vida do clube nos últimos 13 anos tem sido recheada de desafios e dificuldades, com participações até mesmo na Série D.

O Juventude foi campeão da Série B em 1994 e subiu pela primeira vez para a Série A. A permanência durou 13 anos, de 1995 até 2007, quando foi rebaixado na penúltima rodada. Personagem daquele ano, Renato Cajá espera reencontrar a elite.

— Está nas nossas mãos e precisamos fazer um grande jogo contra o Guarani. Desde 2007 fora da Série A e agora poder voltar, poder colocar o clube na elite, é maravilhoso. Preciso me dedicar para ajudar a equipe — destacou o meia.

Subindo ou não, esta já será a melhor temporada do Juventude nas cinco vezes que disputou a Série B. Na primeira oportunidade, acabou na oitava colocação, com 56 pontos. Caiu em 2009, com 44 pontos, em 17º.

Retornou somente em 2017 e ficou em nono, com 51 pontos. Por fim, caiu novamente no ano seguinte, ao somar apenas 35.

Nesta sexta-feira, será o momento de acabar com o efeito gangorra e estacionar de vez na primeira divisão. O presidente mantém os pés no chão, apesar de admitir que os 90 minutos terão emoção à flor da pele.

— A gente sabe que seria uma mudança de patamar significativa para o clube, retomar novamente o convívio junto aos grandes do Brasil. Mas não queremos nem pensar no que pode representar o acesso ou derrota. É ter tranquilidade para conseguir o resultado. Depois se faz o balanço. Será um jogo tenso, adrenalina em alta, será na emoção — admite Dal Zotto.

> Juventude desde o rebaixamento na Série A:

2008: jogou a Série B e permaneceu.
2009: caiu da Série B para a Série C.
2010: caiu da Série C para a Série D.
2011: jogou a Série D e permaneceu.
2012: jogou a Série D e permaneceu.
2013: subiu da Série D para a Série C.
2014: jogou a Série C e permaneceu.
2015: jogou a Série C e permaneceu.
2016: subiu da Série C para a Série B.
2017: jogou a Série B e permaneceu.
2018: caiu da Série B para a Série C.
2019: subiu da Série C para a Série B.

Créditos: globo esporte

Entrar no Grupo do WhatsApp

+ Acessadas da Semana