Conecte-se conosco

Tempo

Massa de ar frio avança e derruba temperaturas no sul do Brasil

Publicado

em

Uma massa de ar frio avançou pelo Sul do Brasil nesta quinta-feira, causando uma queda acentuada nas temperaturas. O Rio Grande do Sul registrou temperaturas abaixo de 5ºC em várias cidades das regiões Oeste e Sul do estado durante a madrugada. Enquanto o ar seco prevaleceu nessas regiões, a Metade Norte do Rio Grande do Sul permaneceu sob muitas nuvens e chuva.

Imagem Ilustrativanot

De acordo com estações do Instituto Nacional de Meteorologia, as mínimas nesta quinta-feira foram de 4,1ºC em Jaguarão; 4,2ºC em Livramento; 4,6ºC em Bagé; 4,8ºC em Canguçu; 5,3ºC em Caçapava do Sul; 5,4ºC em Dom Pedrito; 5,7ºC em Santiago; 5,8ºC em Quaraí; 7,0ºC em Encruzilhada do Sul; 7,1ºC em São Gabriel; 7,6ºC em Uruguaiana e São Vicente do Sul; e 7,7ºC em Tupanciretã.

Estações automáticas particulares indicaram temperaturas ainda mais baixas, com mínimas de 2,2ºC em Pedras Altas e Pinheiro Machado; 3,3ºC em Herval; 5,0ºC em Lavras do Sul e Jaguari; 5,3ºC em Piratini; 6,0ºC em São Martinho da Serra; 6,4ºC em Júlio de Castilhos; 6,6ºC em Cachoeira do Sul; 7,4ºC em Rosário do Sul; e 7,8ºC em Itaqui e São Francisco de Assis.

A mesma massa de ar frio também afetou o Uruguai, com temperaturas atingindo 2,4ºC em Durazno; 2,6ºC em Melo; 2,8ºC em Paysandú; 3,0ºC em Mercedes; e 4,1ºC em Florida. Em Montevidéu, a temperatura mínima foi de 7,6ºC no Aeroporto de Melilla.

Na Argentina, várias cidades na província de Buenos Aires registraram temperaturas abaixo de zero, incluindo Tandil, com -2,5ºC. Na Grande Buenos Aires, o Aeroporto Internacional de Ezeiza atingiu a mínima de 0,2ºC. O centro de alta pressão associado a essa massa de ar frio estará sobre o Rio da Prata na madrugada de sexta-feira, permitindo uma melhora nas condições climáticas em grande parte do Rio Grande do Sul e em muitas áreas do Sul do Brasil.

 

Entrar no Grupo do WhatsApp

+ Acessadas da Semana