Conecte-se conosco

Saúde

Prefeitura de Porto Alegre desobriga o uso de máscaras em locais abertos

Publicado

em

A Prefeitura de Porto Alegre deve publicar um decreto retirando a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais abertos. O anúncio foi feito pelo prefeito Sebastião Melo (MDB), nesta sexta-feira (11), nas redes sociais.

“Publicaremos em breve o decreto que retira a obrigatoriedade do uso de máscaras em espaços abertos de Porto Alegre. Decisão tomada com base na realidade da pandemia e da vacinação na Capital”, diz.

Ainda não foram detalhadas as regras para o uso de máscaras.

Foto: Divulgação

Na quinta-feira (10), o Executivo se reuniu com especialistas em saúde para avaliar a viabilidade da medida. Participaram cientistas como Lucia Pellanda, reitora da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA); Alexandre Zavascki, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); e Fernando Spilki, da Feevale. Eles ponderaram a possibilidade da liberação, mas cobraram responsabilidade na adoção da prática.

Em nota publicada na quinta, a Associação Médica Brasileira (AMB) afirmou que “uma flexibilização indiscriminada pode ampliar os riscos à população, ainda mais à parcela não vacinada ou com esquema incompleto e principalmente os imunocomprometidos”. O posicionamento foi seguido pela Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI).

Na próxima sexta (18), a prefeitura irá avaliar a liberação do uso de máscaras em locais fechados.

Nesta semana, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS) negou recurso do governo do estado que pedia a derrubada da liminar que obriga o uso de máscaras por crianças menores de 12 anos. Com isso, segue sendo obrigatório o uso da proteção para essa faixa etária.

Entrar no Grupo do WhatsApp

+ Acessadas da Semana