Conecte-se conosco

Economia

Suspensões de novos consignados já afeta financeiras e empresários projetam fechamentos

Publicado

em

Ainda na quinta-feira (16) os maiores Bancos do Brasil decidiram suspender novas operações de empréstimos consignados. A decisão ocorreu devido à nova taxa de juros para esta modalidade, definida pelo Conselho Nacional de Previdência. O órgão deliberou que o juro do empréstimo consignado caísse de 2,14% para 1,70% ao mês e a taxa máxima do cartão consignado passou de 3,06% para 2,62% mensais. A medida já está valendo.

A Uirapuru realizou um levantamento com financeiras de Passo Fundo para saber como isso afeta as operações, uma vez que estas empresas trabalham com Bancos grandes, pequenos e de diferentes locais para fornecer o consignado. Em uma conversa com ao menos três financeiras diferentes, elas foram unânimes e apontaram um cenário de caos no setor. Hoje (17) nenhum novo contrato repassado pelas financeiras foi aceito pelos Bancos.

Imagem ilustrativa

Os empresários relataram para a Uirapuru que os Bancos estão passando todas as informações sobre o que ocorre, mas acharam prudente suspender os novos contratos diante de um juro que não vale a pena para as instituições emprestarem dinheiro. Como efeito direto , empresários do setor relataram também já terem conhecimento de financeiras em Passo Fundo que encerraram as atividades hoje, prevendo que não haverá mudanças no juro.

Com o fechamento ou o simples momento de incerteza e suspensão de novos créditos, outra medida que está sendo tomada por algumas financeiras, conforme relatado para a Uirapuru, é a demissão de trabalhadores do setor. Destaca-se que, contratos antigos, com dinheiro liberado em conta e pagamentos correndo não sofrem alterações e devem seguir sendo honrados.

 

Fonte: Rádio Uirapuru

Entrar no Grupo do WhatsApp

+ Acessadas da Semana