Conecte-se conosco

Tempo

Tempestade extrema: Ciclone extratropical ameaça sul do Brasil

Publicado

em

Um ciclone extratropical próximo aos litorais do Uruguai e do Rio Grande do Sul trará chuvas intensas no Sul do Brasil, tempestades no Centro-Sul e ventos fortes para essas regiões no final da semana, de acordo com a MetSul Meteorologia.

A formação do ciclone ocorre devido ao encontro de massas de ar quente e frio, um fenômeno que normalmente ocorre no inverno, mas neste caso, ocorrerá em novembro devido a uma massa de ar frio avançando do Norte da Argentina.

Espera-se que o ciclone seja um dos mais intensos do ano, com baixa pressão atmosférica, o que aumenta o potencial de ventos fortes e danos, especialmente na rede elétrica.

Além disso, a formação do ciclone resultará em chuvas intensas, com acumulações de precipitação que podem exceder 100 mm em várias áreas, causando preocupações com inundações e deslizamentos de terra.

Há também um alto potencial de tempo severo, com a possibilidade de tempestades fortes, ventos intensos e até tornados devido às condições atmosféricas favoráveis.

Além disso, o ciclone trará ventos fortes, principalmente no Uruguai e no Sul do Brasil, com rajadas que podem atingir até 100 km/h em algumas áreas, causando possíveis danos estruturais e cortes de energia elétrica.

Também é esperada uma ressaca do mar com ondas de até 4 ou 5 metros, o que pode causar erosão costeira e afetar as atividades portuárias.

Portanto, é importante que as pessoas estejam cientes dos perigos associados a este ciclone e tomem as devidas precauções.

Entrar no Grupo do WhatsApp

+ Acessadas da Semana