Conecte-se conosco

Tempo

“Tenho 65 anos e nunca vi isso na minha vida”, diz moradora de Barra do Rio Azul após catástrofe

Publicado

em

Dilte Bearzi, uma moradora de Barra do Rio Azul, que teve sua residência atingida pela enchente, conversou com o RS Agora e relatou que, apesar de seus 65 anos de idade, vive na cidade há mais de 40 anos e nunca tinha presenciado algo semelhante.

“E tenho 65 anos, moro aqui há mais de 35 ou 40 anos, e nunca vi nada assim. Foi tão repentino. Estávamos do outro lado da cidade, tentando salvar algumas coisas, porque aqui nunca tinha alagado. De repente, tivemos que sair correndo de lá devido à correnteza que invadia a rua. Então, fomos para casa, meu filho disse: ‘Mãe, precisamos voltar para casa.’ Quando chegamos aqui, a água já estava inundando a casa”, disse ela.

Foto: RS Agora

A chuva intensa na sexta-feira causou danos no interior do Rio Grande do Sul, incluindo inundações e evacuações de moradores. Várias cidades registraram altos volumes de chuva em um curto período, com destaque para Erechim, que teve 100 mm em 24 horas, Fontoura Xavier com 93 mm e Soledade com 79 mm, enquanto Passo Fundo e Vacaria também tiveram mais de 50 mm de chuva.

A Defesa Civil Estadual atuou em áreas de risco, como Tupanci do Sul, onde moradores foram retirados de suas casas atingidas pelas inundações. Em Barra do Rio Azul, uma viatura da Brigada Militar e um veículo da Prefeitura foram arrastados pela enchente, resultando na destruição de uma residência. Os rios Paloma e Azul subiram rapidamente, causando sérios transtornos.

Outras cidades da região, como Itatiba do Sul, enfrentaram problemas com a interrupção dos motores na barragem da Corsan, bloqueio de estradas em Erechim, quedas de barreira em Nonoai e cheias nos rios Cravo e Erechim em Paulo Bento. As lavouras de trigo, cevada e milho também foram afetadas pelas inundações, causando transtornos a cerca de 500 pessoas no interior do município.

Entrar no Grupo do WhatsApp

+ Acessadas da Semana