Conecte-se conosco

Notícias

Mulher que matou grávida para roubar bebê poderá ser absolvida por insanidade mental

Publicado

em

A defesa de Rozalba Grimm, ré confessa de assassinar brutalmente a gestante Flávia Godinho Mafra, em Canelinha, requereu a realização de exame psiquiátrico para atestar que a assassina não estava em pleno gozo de suas faculdades mentais quando da prática dos crimes. O pedido foi acatado pelo Juiz responsável pelo processo, Dr. Luiz Fernando Pereira de Oliveira.

Segundo o artigo 149 do Código de Processo Penal, “quando houver dúvida sobre a integridade mental do acusado, o juiz ordenará, de ofício ou a requerimento do Ministério Público, do defensor, do curador, do ascendente, descendente, irmão ou cônjuge do acusado, seja este submetido a exame médico-legal”. No caso, o pedido foi da defesa de Rozalba.

Requerimentos desta natureza são muito comuns em ações penais e a dúvida sobre a integridade mental pode ser originada de qualquer circunstância relacionada à conduta supostamente praticada pelo acusado ou à sua própria personalidade.

Quando o laudo for apresentado, as partes serão ouvidas, podendo requerer esclarecimentos ou a complementação do documento. Ao final, o laudo pode concluir pela imputabilidade, semi-imputabilidade, inimputabilidade ou pela doença mental superveniente.

Se o laudo concluir pela inimputabilidade, ou seja, que Rozalba não apresentava integridade mental quando da prática dos crimes, ela poderá ser absolvida. Isso porque, de acordo com o artigo 386 do Código de Processo Penal, o juiz deve absolver quando “existirem circunstâncias que excluam o crime ou isentem o réu de pena”. O artigo 26 do Código Penal, por sua vez, prevê que “é isento de pena o agente que, por doença mental ou desenvolvimento mental incompleto ou retardado, era, ao tempo da ação ou da omissão, inteiramente incapaz de entender o caráter ilícito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento”.

Fonte: Jornal Razão

Entrar no Grupo do WhatsApp
1 Comentário

1 Comentário

  1. Paola

    15/09/2020 a 19:10

    É um abuso tão gritante, q junto com esta porca lei, deveriam acrescentar q o juiz q inocentar a “demente”, e o advogado q a defender, têm a obrigação d levar esta escrota, assassina, desgraçada, para a casa de um dos dois??
    Imundos, imundos os q defendem, imundos os q fazem estas leis, imundos os q aplicam??…ESQUECEM DOS DIREITOS DAS VÍTIMAS?? ESQUECEM DOS DIREITOS DOS CIDADÃOS DE BEM??
    Como fica a família da grávida assassinada? E da filhinha dela, crescer sem a mãe?? Heim? Heim???

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ Acessadas da Semana