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‘Luta da Erva’: filme que mostra as origens do chimarrão estreia na próxima quinta-feira

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O filme “Luta da Erva”, que trata sobre a origem Guarani do chimarrão, será exibido em Chapecó, no Oeste de Santa Catarina. A pré-estreia será nesta quinta-feira (31), às 19h. A exibição será no Cinema dos Trabalhadores, sede do Sindicato dos Trabalhadores e Servidores Públicos Municipais de Chapecó e Região (SITESPM-CHR).

Foto: Marcia Paraiso

No domingo (3) o filme também será apresentado em sessão especial de pré-estreia na Terra Indígena Yvyty Porã – Terra Indígena Guarani Barra do Ouro, em Maquiné, no Rio Grande do Sul.

O “chimarrão”, “tererê” e “mate”, feitas a partir da Ilex Paraguariensis e consumidas na maioria do Brasil, têm sua origem diretamente relacionada à cultura e espiritualidade do povo Guarani.

O documentário, uma produção da Plural Filmes com direção de Marcia Paraiso, apresenta em 70 minutos o conhecimento do preparo ancestral, da colheita no mato para o chá, tradição indígena absorvida pelas chamadas populações “caboclas” do Sul do Brasil.

Origem do filme “Luta da Erva”:

O documentário foi filmado no outono, inverno e verão, nos estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, o documentário é inspirado na pesquisa e livro da professora doutora Arlene Renk – “A Luta da Erva – um ofício étnico da nação brasileira no oeste catarinense”.

A pesquisa, realizada entre 1987 e 1989, reuniu muitos entrevistados, entre extratores de erva-mate, capatazes, donos de ervateiras e profissionais das áreas de saúde, educação e assistência social, resultando em uma primeira edição do livro, de 1997, e a 2° edição, de 2006.

“A erva-mate foi uma entre tantas razões que me chamaram a atenção para a região. Contestada entre Paraná e Santa Catarina, território rico em ervais – um dos motivos, dentre tantos outros, que culminaram na guerra”, conta Marcia.

Além de resgatar a história da erva-mate, o documentário apresenta com profundidade diversas nuances do modo de produção atual, condições de trabalho e consequências ambientais, em contraste com o que era a tradição dos povos originários.

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