Conecte-se conosco

Agronegócio

Guerra na Ucrânia vai elevar preço da gasolina e impactar no agro brasileiro

Publicado

em

O mundo acordou incrédulo hoje (24) com uma guerra entre Rússia e Ucrânia, na Europa. O Brasil não tem relação neste conflito, mas são esperados reflexos econômicos que devem chegar até aqui, justo no momento em que a economia se recupera da pandemia.

Há ainda um agravante do possível envolvimento dos EUA e outros países, o que pode significar que a China se posicione do lado da Rússia. A China e a Rússia dominam a produção mundial de agrotóxicos para o Brasil, por exemplo, além de eletrônicos. A pandemia mostrou que um problema na Europa, em um mundo globalizado, é um problema também no Brasil.

 

Sobre os impactos que a guerra entre estes dois países pode causar no Brasil, a Uirapuru conversou com o doutor em economia e professor da UPF , Julcemar Zilli. Conforme ele, são duas frentes a serem analisadas no que diz respeito ao prazo dos impactos chegarem até o Brasil. A primeira é a alta dos combustíveis, que deve chegar aos postos nacionais nas próximas semanas. Isso porque o barril do petróleo já passou dos 100 dólares. Aumentar a gasolina vai alimentar a inflação no Brasil, devido aos custos nos transportes que envolvem a produção.

Foto: Reprodução/Internet

 

O segundo cenário, daqui a 60 dias, trará a escassez de alguns produtos que vem da região em guerra para o Brasil. Serão produtos transportados por via marítima. Os navios que levam e trazem produtos vão simplesmente parar o fluxo devido à zona de guerra. Isso vai elevar o preço do trigo, aumentando o custo do pão, da farinha e derivados.

 

A ureia, produzida na Rússia e Ucrânia, já está sem cotação no Brasil e o preço vai subir. Isso se dá no momento em que o produtor rural começa a pensar na próxima safra brasileira e encomendaria a ureia, que não vai chegar ao Brasil tão cedo, elevando o custo de produção no campo. Somando o impacto da estiagem nas lavouras, a falta de produtos vindos da Ucrânia e Rússia e o aumento de combustíveis, o cenário é definido como de alta dos preços em pouco tempo no Brasil.

 

O economista lembra que os países em guerra também compram produtos brasileiros, que não serão entregues. Isso preocupa porque o ocidente vai sentir o próprio efeito das sanções comerciais que a Europa está querendo impor para a Rússia. Julcemar Zilli finalizou dizendo que a neutralidade do Brasil é importante neste momento para evitar um 2022 novamente em mau momento econômico, desta vez não pela pandemia, mas por uma guerra.

Fonte: Rádio Uirapuru

Entrar no Grupo do WhatsApp

+ Acessadas da Semana