Conecte-se conosco

Notícias

Sabotagem: torre de energia é derrubada no RS

Publicado

em

Foi reinstalada na manhã desta segunda-feira (30) a torre de energia que caiu no último sábado (28) no município de Vale Verde, no Vale do Rio Pardo. A queda ocorreu durante um temporal registrado na região, mas, posteriormente, técnicos da Cooperativa Certaja — responsável pelo fornecimento — constataram uma sabotagem.

Foto: Divulgação

Inicialmente, foi informado pela cooperativa a retirada de 20 parafusos. No entanto, com a conclusão dos trabalhos, foi confirmada pela Certaja a remoção de 64 parafusos.

Sem o reforço na base, a torre cedeu, fazendo entornar outra torre distante cerca de 60 metros. A conclusão do serviço de recuperação das estruturas ocorre no início da tarde. Com isso, o fornecimento de energia será normalizado.

Desde o sábado, cerca de 6 mil pontos localizados nos municípios de Vale Verde, General Câmara, Passo do Sobrado e Rio Pardo estavam com energia, mas com uma queda na tensão da rede dos 220 nominais para em torno de 200 volts. A medida foi necessária por uma operação de emergência em que foi transferida a carga para uma subestação de Taquari.

O presidente da Cooperativa Certaja, Renato Martins, afirma que esta é a primeira vez que algo do tipo acontece na região.

— Nunca passamos por algo do tipo, agora fica o alerta. Vamos avaliar o que aconteceu e pensar em medidas de segurança que podem ser implementadas — ressaltou

A torre caída está situada na localidade de Cerro do Chileno, a cerca de 10 quilômetros do centro de Vale Verde.

A Polícia Civil informou que ainda não recebeu o registro de ocorrência do caso, mas assim que tiver acesso, será aberto um inquérito para apurar o ocorrido. A reportagem também entrou em contato com Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e, até o momento, aguarda retorno do órgão.

Em nível nacional, a Polícia Federal investiga uma série de atos de sabotagem contra torres de transmissão de energia. De acordo com a Aneel, há registro de 16 torres danificadas e quatro derrubadas em 11 ataques confirmados pela agência desde o dia 8 de janeiro.

Entrar no Grupo do WhatsApp
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ Acessadas da Semana